Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/storage/5/e8/ea/fundacaofprovenza/public_html/Admin/funcs.php on line 18
Fundação Francesco Provenza

Linha do tempo

Antigas publicações

LINHA DO TEMPO | HISTÓRIA

O patrono da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, engenheiro Francesco Provenza, nasceu na Itália, em 1923. Sua carreira foi iniciada em 1950, quando formou-se em Engenharia Industrial na Universidade de Nápoli (Itália), ano em que emigrou para o Brasil. Concluiu o curso de especialização em engenharia mecânica na FEI, em 1956, abrindo as portas para trabalhar como estagiário, projetista e, mais tarde, chefe de fábrica.

Em 1958, ingressou na General Motors como chefe da sessão de projetos de engenharia da fábrica. Foi nessa época que idealizou montar uma pequena escola para formação especializada de projetistas, desenhistas de máquinas e torneiros mecânicos, mão-de-obra escassa no parque industrial brasileiro daquela época. O sonho se tornou realidade e no dia 1º de abril de 1959, nasceu a Pro-Tec Cursos Técnicos e Industriais.

O importante, dizia o engenheiro Pronvenza, não era apenas o conhecimento prático, mas também o teórico, pois naquele tempo era difícil encontrar operários que soubessem ler e interpretar desenhos técnicos.

A eficiência e a seriedade com que a escola encarava o problema de ensino foram aos poucos destacando-a no cenário estadual e nacional, conquistando a confiança do público, principalmente depois que se formaram as primeiras turmas.

Na ocasião Provenza fazia um pouco de tudo, trabalhava durante o dia na GM e dava aulas à noite. Paralelamente, era assistente da cadeira de mecânica aplicada às máquinas na FEI e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No ano de 1964, passou a ocupar a cadeira de mecânica aplicada às máquinas na Faculdade de Engenharia Mauá.

O trabalho era duro, mas a escola obteve um rápido crescimento e novos cursos foram incorporados, como controle de qualidade, cronometria, eletrotécnica e muitos outros.

Na década de 70 a escola cresceu ainda mais, chegando a ter mais de seis mil alunos e cento e trinta professores.

Com muita dificuldade, mas com a certeza de estar contribuindo para a formação técnica de muitos jovens, que após a realização dos cursos conseguiram progredir alcançando altos salários e postos de chefia, a escola Pro-Tec firmou-se como uma das mais eficientes no ensino técnico brasileiro.

O Engenheiro Provenza escreveu e editou diversos livros e apostilas específicas para os cursos ministrados, publicações estas, famosas em todo o país pela objetividade e clareza, sendo utilizadas até os dias atuais.

Muitos anos depois conseguiu, com a ajuda de sua esposa dona Erecina Provenza, construir um prédio novo, fundar uma editora para publicar seus livros, adequar o ensino à modernidade e abrir diversas filiais no Brasil. Infelizmente, teve que desacelerar sua rotina de trabalho devido à saúde já debilitada.

Faleceu em 1997, deixando em testamento a sua vontade de transformar parte do seu patrimônio em fundação, o que veio a ser realizado por sua esposa e companheira de tantas lutas.

Hoje, a escola Pro-Tec, dirigida por Erecina Provenza cede parte de suas instalações, equipamentos, professores e infra-estrutura para o exercício da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, transformando em realidade o sonho de aprendizado e melhoria de vida de muitos jovens, que não têm condição de arcar com as despesas de um curso profissionalizante.