Fundação Francesco Provenza

Desde 2005, quando foi constituída, a Fundação Francesco Provenza, têm atuado junto à Escola Pro-Tec, intermediando a concessão de bolsas de estudos para cursos profissionalizantes a pessoas economicamente menos favorecidas. Em 2008, a Fundação selecionou jovens de escolas públicas da região central da capital para patrocinar, integralmente, bolsas de estudos de cursos profissionalizantes com duração de 01 ano, ministrados pela Escola Pro-Tec.

Buscando a expansão de suas atividades a Fundação Francesco Provenza vêm desenvolvendo novos projetos direcionados ao seu público-alvo.

Público-alvo: Adultos e jovens, sem limitação de gênero ou etnia, de baixa renda, interessados em estudar e sem condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante que possa direcioná-los para o mercado de trabalho.

Fonte de recursos: Próprios e de financiadores. Área Geográfica e Abrangência do Projeto: Comunidades dos bairros centrais do município de São Paulo e periféricos, tendo em vista, sua localização de fácil acesso.

Nossa História

O patrono da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, engenheiro Francesco Provenza, nasceu na Itália, em 04 de outubro de 1923. Sua carreira foi iniciada em 1950, quando formou-se em Engenharia Industrial na Universidade de Nápoli (Itália), ano em que emigrou para o Brasil. Concluiu o curso de especialização em engenharia mecânica na FEI, em 1956, abrindo as portas para trabalhar como estagiário, projetista e, mais tarde, chefe de fábrica.

Em 1958. Ingressou na General Motors como chefe de sessão de projetos de engenharia da fábrica. Foi nessa época que idealizou montar uma pequena escola para formação especializada de projetistas, desenhistas de máquinas e torneiros mecânicos, mão-de-obra escassa no parque industrial brasileiro daquela época. O sonho se tornou realidade e no dia 1º de abril de 1959, nasceu a Pro-Tec cursos Técnicos e Industriais.

O importante, dizia o engenheiro Provenza, não era apenas o conhecimento prático, mas também o teórico, pois naquele tempo era difícil encontrar operários que soubessem ler e interpretar desenhos técnicos.
A eficiência e a seriedade com que a escola encarava o problema de ensino foram aos poucos destacando-a no cenário estadual e nacional, conquistando a confiança do público, principalmente depois que se formaram as primeiras turmas.

Na ocasião Provenza fazia um pouco de tudo, trabalhava durante a o dia na GM e dava aulas à noite. Paralelamente, era assistente da cadeira de mecânica aplicada às máquinas na FEI e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No ano de 1964, passou a ocupar a cadeira de mecânica aplicada às máquinas na Faculdade de Engenharia Mauá.

O trabalho era duro, mas a escola obteve um rápido crescimento e novos cursos foram incorporados, como controle de qualidade, cronometria, eletrotécnica e muitos outros. Na década de 70 a escola cresceu ainda mais, chegando a ter mais de seis mil alunos e cento e trinta professores.

Com muita dificuldade, mas com a certeza de estar contribuindo para a formação técnica de muitos jovens, que após a realização dos cursos conseguiram progredir alcançando altos salários e postos de chefia, a escola Pro-Tec firmou-se como uma das mais eficientes no ensino técnico brasileiro.

O Engenheiro Provenza escreveu e editou diversos livros e apostilas específicas para os cursos ministrados, publicações estas, famosas em todo o país pela objetividade e clareza, sendo utilizadas até os dias atuais.

Muitos anos depois conseguiu, com a ajuda de sua esposa dona Erecina Provenza, construir um prédio novo, fundar uma editora para publicar seus livros, adequar o ensino à modernidade e abrir diversas filiais no Brasil. Infelizmente, teve que desacelerar sua rotina de trabalho, devido à saúde já debilitada.

Faleceu em 04 de junho de 1997, deixando em testamento a sua vontade de transformar parte do seu patrimônio em fundação, o que veio a ser realizado por sua esposa e companheira de tantas lutas.

Hoje a Escola Pro-Tec, dirigida por Erecina Provenza, cede parte de suas instalações, equipamentos, instrutores e infra-estrutura para o exercício da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, transformando em realidade o sonho de aprendizado e melhoria de vida de muitos jovens, que não têm condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante.

Linha do tempo

1950

Partida de Francesco Provenza da Itália para o Brasil

1956

Formatura do Engenheiro Francesco Provenza no curso de engenharia mecânica na FEI

1958

Dr. Provenza deixa a General Motors para constituir a Pro-Tec Cursos Técnicos e Industriais

1959

1990

Inauguração da Unidade de São José dos Campos

1997

Dr. Provenza infelizmente teve que desacelerar sua rotina de trabalho devido a saúde debilitada faleceu em 1997, deixando em testamento a sua vontade de transformar parte do seu patrimônio em fundação, o que veio a ser realizado por sua esposa e companheira de tantas lutas

2008

A Escola Pro-Tec é dirigida pela Sra. Erecina Provenza, que cede parte de suas instalações, equipamentos, instrutores e infra-estrutura para o exercício da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, transformando em realidade o sonho de aprendizado e melhoria de vida de muitos jovens, que não tem condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante.

Implantação dos cursos online da Escola Pro-Tec

Start a Conversation

Hi! Click one of our member below to chat on Whatsapp