Fundação Francesco Provenza
Desde 2005, quando foi constituída, a Fundação Francesco Provenza, têm atuado junto à Escola Pro-Tec, intermediando a concessão de bolsas de estudos para cursos profissionalizantes a pessoas economicamente menos favorecidas. Em 2008, a Fundação selecionou jovens de escolas públicas da região central da capital para patrocinar, integralmente, bolsas de estudos de cursos profissionalizantes com duração de 01 ano, ministrados pela Escola Pro-Tec.
Buscando a expansão de suas atividades a Fundação Francesco Provenza vêm desenvolvendo novos projetos direcionados ao seu público-alvo.
Público-alvo: Adultos e jovens, sem limitação de gênero ou etnia, de baixa renda, interessados em estudar e sem condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante que possa direcioná-los para o mercado de trabalho.
Fonte de recursos: Próprios e de financiadores. Área Geográfica e Abrangência do Projeto: Comunidades dos bairros centrais do município de São Paulo e periféricos, tendo em vista, sua localização de fácil acesso.
Propiciar qualificação profissionalizante para pessoas economicamente menos favorecidas que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo para promover a justiça social e a valorização humana.
Ocupar a posição de referência no estado de São Paulo pela sua excelência educacional e capacitação de profissionais dos setores da Indústria e da Construção Civil, através da modernização dos recursos, expansão das atividades e busca constante pela qualidade pedagógica.
Dedicação: Comprometimento com o aluno, que deve ser refletido no ensino propiciado, nas instalações físicas e nas relações interpessoais.
Justiça: Respeito à dignidade da pessoa. Valorizando-se atitudes pautadas pela retidão e pela ética.
Inovação: Busca constante por novas soluções, conhecimentos e tecnologias, visando alcançar posição pioneira no mercado.
Excelência pedagógica: Foco na capacitação com alto padrão de qualidade e consistência pedagógica.
Postura Visionária: Espírito de vanguarda com olhar criativo, ousado e sensível às novas tendências, atuando como protagonista nas mudanças de paradigmas do setor.
Nossa História
O patrono da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, engenheiro Francesco Provenza, nasceu na Itália, em 04 de outubro de 1923. Sua carreira foi iniciada em 1950, quando formou-se em Engenharia Industrial na Universidade de Nápoli (Itália), ano em que emigrou para o Brasil. Concluiu o curso de especialização em engenharia mecânica na FEI, em 1956, abrindo as portas para trabalhar como estagiário, projetista e, mais tarde, chefe de fábrica.
Em 1958. Ingressou na General Motors como chefe de sessão de projetos de engenharia da fábrica. Foi nessa época que idealizou montar uma pequena escola para formação especializada de projetistas, desenhistas de máquinas e torneiros mecânicos, mão-de-obra escassa no parque industrial brasileiro daquela época. O sonho se tornou realidade e no dia 1º de abril de 1959, nasceu a Pro-Tec cursos Técnicos e Industriais.
O importante, dizia o engenheiro Provenza, não era apenas o conhecimento prático, mas também o teórico, pois naquele tempo era difícil encontrar operários que soubessem ler e interpretar desenhos técnicos.
A eficiência e a seriedade com que a escola encarava o problema de ensino foram aos poucos destacando-a no cenário estadual e nacional, conquistando a confiança do público, principalmente depois que se formaram as primeiras turmas.
Na ocasião Provenza fazia um pouco de tudo, trabalhava durante a o dia na GM e dava aulas à noite. Paralelamente, era assistente da cadeira de mecânica aplicada às máquinas na FEI e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No ano de 1964, passou a ocupar a cadeira de mecânica aplicada às máquinas na Faculdade de Engenharia Mauá.
O trabalho era duro, mas a escola obteve um rápido crescimento e novos cursos foram incorporados, como controle de qualidade, cronometria, eletrotécnica e muitos outros. Na década de 70 a escola cresceu ainda mais, chegando a ter mais de seis mil alunos e cento e trinta professores.
Com muita dificuldade, mas com a certeza de estar contribuindo para a formação técnica de muitos jovens, que após a realização dos cursos conseguiram progredir alcançando altos salários e postos de chefia, a escola Pro-Tec firmou-se como uma das mais eficientes no ensino técnico brasileiro.
O Engenheiro Provenza escreveu e editou diversos livros e apostilas específicas para os cursos ministrados, publicações estas, famosas em todo o país pela objetividade e clareza, sendo utilizadas até os dias atuais.
Muitos anos depois conseguiu, com a ajuda de sua esposa dona Erecina Provenza, construir um prédio novo, fundar uma editora para publicar seus livros, adequar o ensino à modernidade e abrir diversas filiais no Brasil. Infelizmente, teve que desacelerar sua rotina de trabalho, devido à saúde já debilitada.
Faleceu em 04 de junho de 1997, deixando em testamento a sua vontade de transformar parte do seu patrimônio em fundação, o que veio a ser realizado por sua esposa e companheira de tantas lutas.
Hoje a Escola Pro-Tec, dirigida por Erecina Provenza, cede parte de suas instalações, equipamentos, instrutores e infra-estrutura para o exercício da FUNDAÇÃO FRANCESCO PROVENZA, transformando em realidade o sonho de aprendizado e melhoria de vida de muitos jovens, que não têm condições de arcar com as despesas de um curso profissionalizante.